Minhas publicações



Seja bem vind@ ao blog publicações de Lucas Maia. Neste blog você encontrará todos os textos impressos e virtuais que já publiquei. A intenção é reunir em um único lugar os títulos (artigos, livros, resenhas, notas etc.) que já publiquei ao longo de minha trajetória intelectual e política.

BOA LEITURA



segunda-feira, 28 de março de 2011

Dores Íntimas

Segue abaixo mais um livrinho de poesia. Sempre o faço com poucas páginas, pois para mim um livro de poesia deve ser lido de uma única sentada. Para ler o livro, click no link abaixo: 


Abaixo segue uma pequena introdução ao sentido de escrever o livro:

Car@ Leit@r,

O mundo moderno é uma máquina insana de produzir dor. Somos tod@s, de uma ou outra maneira, destruídos por toda esta merda que infeta nossa existência como um mal-cheiro que se espalha por todos os lugares. Somos humilhados todos os dias no trabalho. Somos ridicularizados em nossos lazeres. Somos imbecilizados pelos organismos de comunicação. Os Best Sellers são drogas literárias que entorpecem as pessoas para que elas se esqueçam pelo menos por algumas horas o quão sem sentido é sua existência. A poesia chafurda na inutilidade. Comecei a escrever estes poemas com a intenção de demonstrar, utilizando o discurso poético, as imagens poéticas, as sonoridades poéticas, todo o estrume no qual estamos atolados até o pescoço. A intenção inicial era fazer sofrer @ leit@r. A intenção era escrever poemas angustiados, doloridos, no qual as mazelas existenciais fossem aparecendo uma por uma, uma após outra. Demonstrar que a dor da qual padece um único indivíduo não nasce em seu coração, mas sim, que é uma produção muito mais ampla do que ele, era nosso ponto de partida. Entretanto, do primeiro ao último poema fracassei nesta empreitada. A cada descrição da dor, terminava com uma mensagem utópico-concreta, tal qual já nos demonstrou Ersnt Bloch. Ou seja, existe a miséria existencial e tudo o mais, entretanto, existem as formas de lidar com ela e melhor ainda, existem as formas de superá-las. Assim, embora tenha fracassado na empreitada de mostrar uma angústia individual que seja expressão de uma dor construída socialmente, creio ter logrado êxito em apresentar poeticamente que diante da miséria do mundo, há a possibilidade de algo inteiramente novo, de um mundo novo, de um novo ser humano. Assim, embora as dores sejam íntimas, temos condições sociais de ultrapassá-las. Se uma coisa consegui aprender com Bloch, é que a função utópica é uma poderosa arma de nosso pensamento. Deste modo, novamente a máxima se coloca: Autogestão Social ou Barbárie? As premissas estão dadas, concluamos nós mesmos, nos intrometendo nas lutas sociais, o silogismo da história. Lucas Maia e-mail:maiaslucas@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Lucas, divulguei a poesia Tropel Noturno, presente nesse livrinho, no blog:

    http://anarquiaepoesia.blogspot.com/

    Depois devo colocar outras lá.


    Abraço Libertário!

    ResponderExcluir