Minhas publicações



Seja bem vind@ ao blog publicações de Lucas Maia. Neste blog você encontrará todos os textos impressos e virtuais que já publiquei. A intenção é reunir em um único lugar os títulos (artigos, livros, resenhas, notas etc.) que já publiquei ao longo de minha trajetória intelectual e política.

BOA LEITURA



sábado, 11 de junho de 2011

As Classes Sociais em O Capital

Novo livro publicado:

MAIA, Lucas. As Classes Sociais em O Capital. Pará de Minas: VirtualBooks, 2011.






INTRODUÇÃO



O Capital, de Karl Marx, é uma obra de grande expressividade. É resultado de décadas de pesquisas realizadas pelo autor. Mesmo assim, ficou incompleta. É dividida em três livros: Livro I - “O Processo de Produção do Capital”; Livro II - “O Processo de Circulação do Capital”; e Livro III – “O Processo de Produção Global do Capital”. Como se sabe, o subtítulo da obra é “Crítica da Economia Política”, Marx não intencionava, portanto, criar uma escola de economia política marxista. Ambicionava objetivamente submeter à crítica, tanto o modo de produção capitalista como um todo, quanto os ideólogos (os economistas) que de uma ou outra maneira o justificam. Em vida, Marx publicou somente o Livro primeiro, o qual ele mesmo prefaciou várias edições bem como algumas traduções, as quais ele mesmo revisou. Já os livros II e III foram publicados postumamente por Engels, anos depois da morte de Marx. Há também um livro IV, o qual foi editado por Karl Kautsky e trata da história das teorias sobre a mais-valia, intitulado aqui no Brasil de “Teorias da mais-valia”.
O Capital é uma volumosa obra que visa analisar a totalidade do modo de produção capitalista. Como toda obra de Marx, O Capital é produto de várias interpretações e isto não se deve, como afirma Aron (2003), ao fato de ele ser uma obra “clara” nos detalhes e “obscura” no conjunto. Esta interpretação de Aron não se sustenta, visto o conjunto de O Capital ser bastante claro, basta que o leitor se empenhe em conhecer o método, as intenções políticas do autor ao escrevê-lo, o contexto histórico, elementos da biografia de Marx etc. Não é, naturalmente, tarefa muito fácil e rápida, nem é, entretanto, inalcançável. As várias interpretações, por vezes antagônicas de que é objeto O Capital derivam, em grande medida, do fato de o marxismo ser constantemente objeto de disputa política, justamente por ser uma teoria revolucionária. Por isto é objeto de deformações, disputas, apropriações etc. Além, é claro, de haver mal-leitores e não-leitores que comentam a obra, bem como mal-intencionados que deformam claramente o conteúdo das afirmações contidas em O Capital com a intenção de simplificar e desacreditar as concepções presentes no texto.
Nosso objetivo aqui não é fazer uma análise do conjunto de O Capital, embora a leitura de seu conjunto tenha sido indispensável para a escrita deste ensaio. Intencionamos aqui tão-somente analisar como Marx abordou as classes sociais na referida obra. É muito freqüente ouvir-se que em O Capital Marx considera somente duas classes sociais (Dahrendorf, Ossowski, etc.) , ou seja, burguesia e proletariado, ou às vezes, três classes; às vezes afirma-se que Marx não considera esta ou aquela classe, como por exemplo, a burocracia Bernardo (1977), a qual o autor denomina de gestores, ou que Marx cria um modelo econômico que não se encaixa nas sociedades capitalistas concretas Aron (2003) etc. Veremos como todas estas interpretações são equivocadas.
Utilizaremos fundamentalmente O Capital como objeto de nossa análise. Referiremo-nos a outros textos em momentos específicos, quando julgarmos que tal referência não interferirá na interpretação de O Capital. Dividimos nossa análise em quatro partes: 1) As classes fundamentais do capitalismo; 2) As três grandes classes; 3) Demais classes oriundas do desenvolvimento capitalista; 4) Classes oriundas de modos de produção pré-capitalistas e não-capitalistas.


Um comentário:

  1. Lucas Maia, parabéns pelo trabalho. Como faço para adquirir seu livro? Me manda um mensagem no facebook - https://www.facebook.com/jose.pereira.9279 ou no email: jpssobrinho@yhoo.com.br.

    ResponderExcluir