Minhas publicações



Seja bem vind@ ao blog publicações de Lucas Maia. Neste blog você encontrará todos os textos impressos e virtuais que já publiquei. A intenção é reunir em um único lugar os títulos (artigos, livros, resenhas, notas etc.) que já publiquei ao longo de minha trajetória intelectual e política.

BOA LEITURA



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Poema Político

Segue abaixo link para ler livro de poesias que acabo de escrever.
Para ler o livro,
Segue abaixo introdução
Car@ Leit@r,
Em um mundo fracionado em classes sociais, onde interesses, concepções, valores, mentalidade, práticas culturais etc. conflitam de acordo com a posição de classe dos indivíduos e grupos sociais, o poeta não pode se isentar de manifestar claramente de que lado está. Não se trata, todavia, de mero maniqueísmo. Deixemos isto para os fundamentalistas da religião, da economia e da política. O processo aqui é completamente outro. Contudo, se defender a libertação da humanidade inteira, se lutar pelo fim da exploração de bilhões em detrimento do ócio de alguns, se desejar e agir em direção à afirmação da felicidade generalizada em detrimento da depressão e da doença total for maniqueísmo, afirmo com todas as palavras: “sou maniqueísta”.
A impossibilidade de pairar sobre os conflitos sociais já foi demonstrada de inúmeras formas, por vários pesquisadores das ciências, das artes, da filosofia etc. Entretanto, esta miséria intelectual persiste em existir. Em que pese haja inúmeras pesquisas demonstrando não só a impossibilidade disto, mas a sua própria inutilidade, este farrapo continua batendo ponto. Nosso Poema Político quer ser um contraponto a esta ideologia. Pretendemos demonstrar que o discurso poético é um pequeno fragmento, uma região insular das capacidades humanas de manifestar, criticar, protestar... A poesia, como a arte em geral, é somente uma pequena demonstração de quão bela pode ser a existência humana. Nada mais, nada menos que isto.
Como disseram Marx e Engels em A Sagrada Família: “Idéias nunca podem levar além de um antigo estado de coisas. Apenas podem levar além das idéias do antigo estado de coisas. De resto, idéias nada podem realizar. Para a realização das idéias são necessários homens que ponham em jogo uma força prática”. A poesia que almeja a transformação, que se intromete nos epicentros das lutas sociais nada pode, em absoluto, realizar. Como é sabido, as idéias não mudam o mundo, a arte não pode ela também mudar o mundo. Só haverá uma humanidade realizada quando os homens concretos, envolvidos nos processos de produção e reprodução material da vida se empenharem em realizar o projeto autogestionário. Agora, boas idéias com boas mãos para realizá-las encurtam um pouco os dramas da história. Aí reside a importância da poesia autogestionária. Coloca boas idéias para os homens que enfrentarão as batalhas épicas da libertação humana! Disto, nenhum poeta consciente pode se livrar. É, no final das contas, a melhor coisa que podemos fazer.
Este Poema Político não pretende ser um programa de ação política. Acredito que estes devem ser inventados na luta viva. Objetiva unicamente apresentar a todo descontente deste mundo a necessidade de superação do atual estado de coisas. Não sou nenhum dogmático defensor de formas cristalizadas; muito menos faço coro aos relativistas, que defendem a validade de todas as afirmações. Se me faço entender, minha poesia é aquela consoante aos interesses do proletariado e todos os grupos oprimidos que se levantam e questionam na prática o status quo. Nem um verso a mais, nem uma estrofe a menos.
Lucas Maia
Aparecida de Goiânia, 27 de junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário